Petição em defesa dos serviços públicos

Estratégia <br>para defender o País

A Pla­ta­forma em De­fesa dos Ser­viços Pú­blicos de Água, Sa­ne­a­mento e Gestão de Re­sí­duos en­tregou, no dia 28, na As­sem­bleia da Re­pú­blica uma pe­tição com mais de 6500 as­si­na­turas pela ma­nu­tenção da­queles ser­viços na es­fera pú­blica.

«São ser­viços pú­blicos que con­si­de­ramos es­tra­té­gicos e es­sen­ciais para o País e para a qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções e que devem manter-se na pro­pri­e­dade e na gestão pú­blicas», disse, à Lusa, Jorge Fael, da As­so­ci­ação Água Pú­blica.

A pe­tição pede a re­versão da pri­va­ti­zação da Em­presa Geral de Fo­mento (EGF) e das fu­sões das em­presas mul­ti­mu­ni­ci­pais de água, uma po­lí­tica de preços e ta­rifas que ga­ranta o acesso das po­pu­la­ções em con­di­ções de igual­dade a estes ser­viços pú­blicos e a de­fesa dos postos de tra­balho no sector.

Cri­ti­cando as op­ções do an­te­rior go­verno, Jorge Fael disse que a EGF foi pri­va­ti­zada a «preço de saldo» e que as «con­sequên­cias já se co­meçam a fazer sentir», uma vez que, na Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa, há uma pre­visão de au­mento de preços na ordem dos 4,6 por cento.

Por outro lado, o exe­cu­tivo PSD/​CDS impôs a fusão das em­presas mul­ti­mu­ni­ci­pais de água e sa­ne­a­mento contra a von­tade dos tra­ba­lha­dores, das au­tar­quias e das po­pu­la­ções, um «pro­cesso vi­sando cla­ra­mente o ob­jec­tivo final da pri­va­ti­zação», acres­centou.

Para o di­ri­gente da As­so­ci­ação Água Pú­blica, a re­versão da pri­va­ti­zação da EGF é uma «con­dição in­dis­so­ciável da ga­rantia de uma po­lí­tica de re­sí­duos nor­teada por cri­té­rios am­bi­en­tais e não pelo lucro».




Mais artigos de: Nacional

Estabilidade financeira <br>em Grândola

2015 foi um ano de afir­mação do con­celho de Grân­dola e de equi­lí­brio das contas mu­ni­ci­pais, tendo-se atin­gido os ob­jec­tivos es­ta­be­le­cidos.

Unidos contra a Uber

No dia 29 de Abril, em Lisboa, Porto e Faro, mi­lhares de ta­xistas es­ti­veram em luta contra o trans­porte ilegal de pas­sa­geiros efec­tuado através da pla­ta­forma Uber.

Vítimas do terrorismo <br>imperialista

Há 40 anos, Adriana Corcho e Éfren Mon­te­a­gudo foram as­sas­si­nados na sequência de um aten­tado bom­bista na Em­bai­xada de Cuba, em Lisboa.

Utentes em luta <br>no Barreiro

No dia 20 de Maio, a população do concelho do Barreiro vai concentrar-se, junto ao Centro de Saúde de Santo André, às 9 horas, em defesa do Serviço Nacional de Saúde. A acção – promovida pela Comissão de Utentes dos Serviços...